sexta-feira, 28 de maio de 2010

Observar as pessoas

As vezes me pergunto se há pessoas que como eu, tem a mania de reparar nas outras! Em qualquer lugar público, estou sempre observando o movimento ao redor. Viajo observando as pessoas, tentando imaginar de onde elas vêm, para onde estão indo, no que devem estar pensando por suas afeições...
Minha quadra é um lugar propício para observar as pessoas. Hoje resolvi tirar algumas horas para isso, vi de tudo aqui: crianças alegres e indefesas, brincando no parquinho(será que alguns são irmãos? será que seus pais acompanham-nas para isso de vez em quando? Será que são casados?). Em outro banco havia uma idosa tristonha e indefesa na cadeira de rodas, com uma desumana que a acompanhava e a tratava com muita grosseria, aquilo me deu um grande aperto no peito(devo fazer algo? Fingir que não vi? Encarar repugnando?). Outra senhora de idade apareceu em minha frente, aparentemente saudável, fazendo sua caminhada matinal(que contradição); jovens com seus cachorros(aposto que seus pais obrigaram-nos a descer); empregadas com cachorros de suas patroas (acho que é a melhor parte desse emprego); amigas pré-adolescentes ensaiando uma coreografia pop em baixo do bloco(ê saudade dessa época); um casal de 15 anos se beijando apaixonadamente(que graça, tão conhecendo o mundo)...
Paro um pouco de obervar para descansar o pensamento. Levanto a cabeça e avisto ao longe, uma garota de aproximadamente 18 anos, sentada em um banco com moletom azul e escutando ipod, sozinha e pensativa, tentei imaginar no que poderia estar pensando, mas ela era mesmo enigmática.
Devemos olhar pro lado de vez em quando, lembrar que o mundo vai muito além do "nosso mundo", não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário